Galeria de personagens

  • ERERÊNDIRA

      

         Do filme "Erendira", dirigido por Ruy Guerra em 1983, co-produzido por México, Alemanha e Portugal,  e  baseado na obra A incrível e triste história da cândida Erêndira e sua avó desalmada, de Gabriel García Márquez, também responsável pelo roteiro. 
           
         Na história, Eréndira é uma bela e jovem adolescente que passa a ter visões místicas e surreais.    Um dia a casa da avó da garota pega fogo e é totalmente destruída. A velha, preocupada em restituir o que perdeu, força a jovem a se prostituir.   
           
       Erendira segue a determinação da avó (interpretada pela lendária atriz grega Irene Papas) e passa a vender seu corpo para incontáveis homens num bordel ambulante, tornando-se  uma lenda no deserto em que vive. 
          Entre os inúmeros clientes, ela conhece certa noite Ulisses (Oliver Wehe), quase uma criança como ela, e um grande amor nasce entre eles.     
        
        O casal passa então a imaginar e a planejar um fim para a velha desalmada.      
       
        O filme foi indicado à Palma de Ouro em Cannes e Cláudia angariou uma projeção que viria a consolidar-se ainda mais com os filmes que faria a partir de então. Um verdadeiro marco em sua carreira.

    _________________________________________________________________________





    MARIANA


                                  Novela "Amor com Amor se Paga", de Ivani Ribeiro, exibida em 1984.

       Mariana era uma moça simples, que passa a ser cortejada pelo avarento Nonô Correia(Ary Fontoura), pai de Tomaz(Edson Celulari), com quem Mariana teve um romance nos primeiros capítulos.
        Nonô fica encantado com a jovem e, insistente, a pede em casamento. Ela decide aceitar a proposta, pensando em seus pais, Vinícius(Adriano Reys) e Helena (Beatriz Lyra), que têm uma dívida com Nonô. Casando-se com Nonô, a dívida estaria perdoada


       Mariana, no entanto, é apaixonada por Tomaz. Todos ficam muito surpresos quando a jovem declara que irá se casar com Nonô, principalmente Tomaz. Mas ela se arrepende de ter ficado noiva, e como não tem coragem de terminar o noivado, resolve se fingir de louca para ver se Nonô desistia dela. 


       O plano de Mariana dá certo e, a cada dia, Nonô fica mais assustado com o comportamento da jovem. Um dia, ela decide romper o romance, e ele fica aliviado.
     

       O caminho fica livre para Tomaz, que corre ao encontro de sua amada. Mesmo a contragosto de Nonô, ele se casa com Mariana e os dois terminam a novela juntos e felizes.

    _________________________________________________________________________
    PAULA
               “Rainha da Sucata” foi a  primeira novela de Claudia com o autor Sílvio de Abreu.  Ohana ganhou um dos principais papéis, fazendo uma jornalista. 
             Na trama, ela dividia o apartamento com Adriana (Claudia Raia) e passou a ser alvo de ódio de Laurinha Figueiroa (Glória Menezes) depois que fez uma matéria com Edu  (Tony Ramos), tornando pública a falência da  família Figueroa.
    Claudia em cena com Tony Ramos
                  Ela chega a se envolver com Edu, mas Maria do Carmo (Regina Duarte) acaba tomando o namorado de Paula.
    Cláudia Ohana com Tony Ramos e Regina Duarte
             Na história, Paula tinha a proteção do misterioso  Jonas (Raul Cortez), que  a ajudava em segredo. 
    Regina Duarte, Claudia Ohana e Tony Ramos em Rainha da Sucata. Acervo: CEDOC TV GLOBO





               A personagem foi um êxito, tanto que Claudia estampou a capa da trilha sonora internacional da novela. Um sucesso!




















    ________________________________________________________________________

    NATASHA
      Em Vamp, Claudia Ohana deu vida à famosa e exuberante roqueira Natasha, que por  trás do seu sucesso, escondia um segredo: era uma vampira.
      A novela de Antonio Calmon tratou de um clássico: o mito de Fausto, que vendeu a alma ao diabo. 
    Na história, Natasha - após ser reprovada em um teste de trabalho como cantora - faz um pacto com o conde Vladimir Polanski (Ney Latorraca), que a oferece todo o sucesso do mundo em troca de sua alma ao lado dele por toda a eternidade.  
       Vlad, então,  se aproveita daquela situação e a transforma em uma vampira.
      Natasha vira uma estrela do rock mundial, mas se arrepende do pacto que fez com Vlad.
      Ao conhecer Rafa (Marcos Breda), ela  descobre que sua maldição poderá ser quebrada através da Cruz de São Sebastião, que está escondida no fundo do mar da Baía dos Anjos. A cruz, segundo a profecia, deverá ainda ser manejada por "um homem chamado Rocha".
       Com  o pretexto de gravar um clipe, ela viaja para Baía dos Anjos, conhece o capitão Jonas Rocha (Reginaldo Faria) e por ele se apaixona. O amor de Natasha, porém, não é correspondido pelo capitão, que se casa com a historiadora Carmem Maura (Joana Fomm)
    Agradecimento: Stefano Barbosa
      No decorrer da história,  Lipe Rocha(Fábio Assunção) – filho do capitão – acaba conquistando o amor de Natasha, e eles passam a namorar e viver juntos, para tristeza de Lena (Daniela Camargo), ex-namorada de Lipe.
      Mas o amor do casal passa a ser ameaçado por Vlad, que na pele de Otavinho Freire, chega à Baía dos Anjos e obriga Natasha a romper o namoro. A cantora, então, se vê obrigada a terminar o romance com Lipe  para proteger o pescoço e a vida do amado.  
      No final da história, Natasha tem um filho com Lipe, mas acaba deixando o bebê sob os cuidados do pai, que  reata o namoro com Lena.
      Na última cena da novela, Natasha  brilha nos palcos como cantora, fazendo uma performance eletrizante de “Simpathy for the devil”, música aliás gravada pela própria Cláudia Ohana (que também cantou outras músicas para a trilha sonora da personagem, como as “Don´t let the Sun go down on me”, “Doce Vampiro” e “Quero que tudo vá pro inferno”)
      Sem dúvidas, grande parte do sucesso de Vamp se deu graças ao enorme talento de Cláudia Ohana, que fez uma Natasha perfeita e absolutamente inesquecível!  

     Claudia estampou a capa do primeiro disco de Vamp, e participou também da trilha sonora desse mesmo álbum, cantando  "Simpathy for the devil".






    _________________________________________________________________________

    CAMILA
      
    Scan: José Basto


       Da novela "Fera Ferida", de Aguinaldo Silva,   exibida pela Rede Globo em 1993.

     Camila fazia parte da temática mística da novela. 

     Ela era uma jovem que dormia por meses a fio  e  que acordava levitando, depois de  sentir cheiro de estrogonofe de bacalhau.

    Scan: José Basto
     Sobrinha do professor Praxedes (Juca de Oliveira), Camila  também era a musa inspiradora do poeta Afonso Henriques(Otávio Augusto) que por ela nutria um amor não correspondido. 

     Pura e ingênua, Camila cantava árias da janela do quarto e era o anjo protetor de Raimundo Flamel (Edson Celulari).




    _________________________________________________________________________
    ISABELA FERRETO




    Claudia Ohana como Isabela Ferreto. Acervo: CEDOC TV Globo




    Da novela "A Próxima Vítima", de Sílvio de Abreu, exibida pela Rede Globo em 1995.
    Herdeira de uma das maiores fortunas de São Paulo, Isabela Ferreto era uma moça que por trás da aparência angelical, escondia uma personalidade diabólica, capaz de qualquer atitude para satisfazer seus caprichos. Filha única, cresceu cercada de mimos, principalmente da tia Filomena(Aracy Balabanian), que mesmo ocupadíssima comandando os negócios com mão de ferro, dedicava todo o carinho à sua sobrinha, a quem chamava de bambina.
             Isabela mantinha um tórrido caso com o tio Marcelo (José Wilker), apesar de noiva do jovem Diego (Marcos Frota), um rapaz completamente apaixonado por ela. 
          Porém, ela  teve bem o que merecia. O autor Sílvio de Abreu foi implacável com a vilã, que foi uma das que mais sofreu em toda a história da televisão brasileira. Isabela foi o saco de pancadas da novela, apanhou dos mais diversos personagens. Só para se ter uma idéia, após trair por diversas vezes o noivo Diego, Isabela protagonizou a cena mais marcante da novela: ao encontrá-la na cama com o tio Marcelo, no dia do seu casamento, Diego espanca Isabela e a empurra do alto da escada da mansão dos Ferreto, quando descobre que ela o traía com Marcelo.
      Após o ocorrido, Isabela foi expulsa de casa, e inconformada por ter perdido o conforto e a mordomia da casa, mente dizendo estar grávida do tio, sendo aceita novamente em casa (pois Filomena considera o fato um milagre, pois a maioria das mulheres da família são estéreis). Ao pedir ajuda à sua mãe, Isabela conta a verdade, sendo esbofeteada por ela.


    Depois, Isabela chega no casamento de Juca (Tony Ramos) e Ana (Suzana Vieira), a amante de Marcelo, e conta ao feirante que um dos filhos da cozinheira não era de Marcelo, e que Ana o enganou. Marcelo ao saber disso, esbofeteia a vilã. Mais tarde, Isabela, mancomunada com a tia Filomena, tenta sabotar o frigorífico do ex-noivo Diego, para se vingar da humilhação que ele a fez passar em seu casamento, sendo surpreendida por ele, que novamente lhe bate, só que desta vez, Marcelo os aparta.
      Mas o ápice da história ocorre mesmo, quando Marcelo surpreende a megera transando com Bruno (Alexandre Borges), o garoto de programa de sua tia. Como eles estão na cozinha, ele pega uma faca e desfigura o rosto da vilã. Uma cena surpreendente!
       
         Ao lado de  Bruno, ela planejou ainda  afogar Romana na suntuosa piscina da Mansão Ferreto. Embora em seus depoimentos tenha negado ser a mentora intelectual deste crime, pesa sobre Isabela outra morte, a de Andréa, funcionária de confiança da família. Obtinha a cumplicidade da secretária em inúmeras falcatruas chantageando-a com fotos de seu passado como estrela de pornochanchadas.  Quando Andréa conseguiu as imagens comprometedoras, terminou morta com um tiro certeiro. Seu corpo foi encontrado no porta-malas num carro submerso na represa Billings.

    Deserdada, Isabella acabou sendo detida no aeroporto de Cumbica ao tentar fugir do país.


    _________________________________________________________________________

    ANTÔNIA BRITES


    Agradecimento: Esther Gabriella
    Da minissérie "A Muralha", de Maria Adelaide Amaral, baseada no romance homônimo de Dinah Silveira de Queiróz, e  exibida pela Rede Globo em 2000.


     Antônia vivia em Portugal como prostituta. Bonita, irreverente e generosa, chega ao Brasil para procurar um marido bom e compensador de seu passado. Logo que chega, já tem vários homens aos seus pés,pois existem poucas mulheres brancas na Vila de São Paulo. Encanta-se com a beleza de Bento Coutinho e resolve casar-se com ele. Quando percebe que está sendo usada, vai morar com Davidão, mas continua procurando um marido. 


    Amiga de Ana (Letícia Sabatella) e Beatriz (Leandra Leal), ajuda-as com seus amores, principalmente virando mensageira de Ana e Guilherme (Alexandre Borges). 


    Canta músicas portuguesas e encanta com sua bela voz, doce e suave.





    _______________________________________________________________________


    MARIA OLÍMPIA



    Scan: José Basto

           Na novela Zazá, exibida pela TV Globo em 1997, Cláudia Ohana deu vida à Maria Olímpia, uma militante na defesa dos direitos humanos e da ecologia. Trabalha numa ONG. É casada com José (Roberto Bomtempo), militante como ela, e se preocupa muito com o filho de 10 anos, Jonas (Eduardo Caldas). Torna-se o “anjo da guarda” de Solano (Alexandre Borges) e se apaixona por Vitor (Paulo Gorgulho), mas só se entrega a esse amor quando se desilude com o marido.



    ______________________________________________________________________




    CIDA COPOLA






    Na novela a Favorita, exibida pela TV Globo entre 2008 e 2009, Cláudia Ohana deu vida à Cida Copola. Mulher solitária, romântica, honesta e carente, Cida é a  caçula das três irmãs é a única filha de Copola (Tarcísio Meira) e Iolanda (Suzana Faini) que ficou solteira, mas ainda sonha em um dia se casar. Trabalha como caminhoneira.





    _________________________________________________________________________